terça-feira, 27 de abril de 2021

SALOME

 «The mystery of love is greater than the mystery of death» - Oscar Wilde, Salome


Recebi mais uma gravação, a oitava, da ópera Salome, de Richard Strauss (1864-1949). Trata-se do espectáculo apresentado em 1990, na Deutsche Oper, de Berlim, com a orquestra da Casa, direcção musical do prematuramente falecido Giuseppe Sinopoli e encenação de Petr Weigl.

No papel de Salomé, que tem interpretado várias vezes, Catherine Malfitano. O seu desempenho vocal e cénico é correcto, mas parece-me não ser a intérprete ideal para esta sensualíssima figura concebida por Oscar Wilde. Também Simon Estes, em Jokanaan, não se afigura o cantor mais apropriado para a personagem criada pelo escritor anglo-irlandês. Pelo contrário, o desempenho, vocal e cénico, de Horst Hiestermnn, em Herodes e de Leonie Rysanek, em Herodíades, é excepcional.

Creio que Salome é uma das óperas de maior sensualidade do repertório tradicional. Não é só a protagonista que exibe uma sexualidade desbragada, mas também Jokanaan, num exercício de auto-contenção, Herodes, personagem sexualmente ambígua, Herodíades, meretriz de soldados e escravos, Narraboth (jovem sírio comandante da Guarda) e o próprio pajem (um travesti), apaixonado pelo anterior. 

Conhecendo-se o percurso de Oscar Wilde, fácil é concluir-se que o dramaturgo colocou no texto as suas pulsões homófilas, que o levam a enaltecer a beleza masculina, explícita ou implicitamente segundo as circunstâncias. Os encenadores conscientes, para evidenciar o clima (que já nos é dado pelo texto e pela música) costumam apresentar os guardas do Palácio razoavelmente despidos e escolhidos entre figurantes jovens e fisicamente apetecíveis, como é o caso desta encenação. Mas há encenações mais arrojadas, como a de David McVicar, se não estou em erro, que utiliza na figura do Carrasco um matulão negro totalmente nu, exibindo ostensivamente o sexo.

A captação visual deste DVD não é excepcional (já passaram trinta anos sobre a gravação), sendo a captação sonora razoável. Todavia, não desapontará os melómanos mais exigentes.

Sem comentários: