sábado, 21 de setembro de 2019

SALÓNICA XXX - BEZESTENI




O Bezesteni (Mercado dos tecidos) é uma edificação do período otomano, na rua Venizelou, mandada construir pelo sultão Mehmet II, no final dos anos 1450 e uma das mais antigas ainda de pé no centro de Salónica.

Utilizada para actividades económicas e financeiras, tornou-se um dos mais importantes centros da região, proporcionando o comércio de artigos diversos, conservando documentos importantes e controlando a qualidade das mercadorias e do dinheiro.


O edifício, construído segundo a arquitectura típica do século XV otomano, é constituído por seis cúpulas e dispõe de quatro entradas. No interior, sete arcos duplos suportam os dois pilares principais da estrutura.

Parcialmente destruído pelo grande incêndio de 1917, foi reconstruído na forma actual, tendo-lhe sido acrescentadas mais algumas lojas e armazéns.


Não sendo uma edificação grandiosa, distinguiu-se ao longo dos séculos pelos serviços prestados à população e mantém ainda hoje, como tive ocasião de comprovar pessoalmente, uma numerosa clientela que ali se dirige quotidianamente. A maior parte dos comerciantes ainda existentes dedica-se à venda não só de tecidos mas também de de flores e jóias.

Sem comentários: