domingo, 22 de setembro de 2019

SALÓNICA XXXI - MOSTEIRO DE SANTA TEODORA




O Mosteiro de Santa Teodora fica situado na Rua Ermou, próximo da igreja de Santa Sofia. O mosteiro foi inicialmente dedicado a Santo Estêvão, passando à designação de Santa Teodora quando as suas relíquias para lá foram trasladadas no ano de 893. Sendo inicialmente uma comunidade monástica, no século XVIII passou a servir como igreja paroquial.


Quando os turcos ocuparam Salónica, violaram o relicário da santa mas o templo nunca foi utilizado como mesquita. A igreja principal do Mosteiro ficou muito danificada pelos incêndios de 1890 e especialmente de 1917. 


A nova igreja foi construída em 1935 próximo do local da que fora destruída, e em 1957 o Metropolita Panteleimon I concluiu a ala oeste do Mosteiro que serviu inicialmente como residência de estudantes e depois como escola eclesiástica.


O Mosteiro tem cinco dependências a seu cargo no Arcebispado de Salónica: a Igreja de Santo António, a Capela de São Nicolau Tranos, a Igreja de São Panteleimon, a Capela de Nossa Senhora da Compaixão e a Igreja de São David.


Desde 1974 o complexo tem funcionado como mosteiro para homens, e em 1989 foi aí instalado o Centro de Estudos Hagiológicos da Metrópole de Salónica.


Sem comentários: