quinta-feira, 26 de setembro de 2019

JACQUES CHIRAC




Morreu hoje, aos 86 anos, Jacques Chirac, que foi presidente da República e primeiro-ministro de França, presidente da Câmara Municipal de Paris, além de ter exercido outras diversas funções durante a sua longa carreira política.

Homem por vezes contraditório, começou por ser esquerdista, fez a sua carreira na direita, mas acabou por perfilhar muitas das opções defendidas pela esquerda durante o seu mandato presidencial, como a abolição da pena de morte, o apoio a Simone Veil na batalha pela IVG, a denúncia da intolerância e do racismo ou o alerta da opinião mundial sobre os perigos do aquecimento climático. Todavia, a História assinalará especialmente a sua recusa em participar ao lado dos Estados Unidos e do Reino Unido na criminosa aventura que foi a invasão do Iraque.

Homem verdadeiramente culto, ainda que muitos pretendessem o contrário, apaixonado pelas antiguidades, autêntico amigo de árabes e africanos (embora algumas expressões ocasionais pudessem supor o contrário), criador do célebre Museu do Quai Branly, das Artes e Civilizações da África, Ásia, Oceania e América, coleccionador de obras de arte, leitor assíduo e profundo conhecedor dos clássicos, Jacques Chirac foi, apesar de algumas debilidades, o último estadista a ocupar a presidência da V República Francesa. Depois dele, com Sarkozy, Hollande e Macron, a França só tem conhecido a mediocridade.

Sem comentários: