quarta-feira, 13 de março de 2013

HABEMUS PAPAM




O Conclave elegeu hoje Papa o cardeal Jorge Mario Bergoglio, arcebispo de Buenos Aires, de 76 anos, que adoptou o nome de Francisco I.

Quanto à orientação que imprimirá à actividade da Santa Sé, é cedo para avançar prognósticos. O tempo se encarregará de revelar o pensamento de Francisco I sobre o seu entendimento da missão da Igreja Católica.

As notas biográficas detalhadas constam das notícias da imprensa mundial.

2 comentários:

Anónimo disse...

As notícias vindas a público sobre o novo papa não são muito tranquilizadoras. Quer quanto ao seu passado de apoio pol+ítico á ditadura argentina, quer quanto ao pensamento sobre o papel da mulher, a sexualidade, o preservativo, a contracepção, etc.

Parece que é amigo dos pobres, o menos que se poderia exigir de um pastor da Igreja.

Porventura mais conservador que Ratzinger e menos brilhante.

mas é o que temos.

Anónimo disse...

Caro Anónimo das 19:43, sou parente de Carlos Sacheri, professor de filosofia na Universidade de Buenos Aires, cuja vida foi ceifada pelo ERP por ser anticomunista, a rajadas de metralhadora, num domingo de manhã à saída da missa, 2 dias antes da Véspera de Natal, à frente do olhar atónito dos seus 7 filhos (todos menores) e da sua mulher. Corria o ano de 1974, em pleno regime "democrático" portanto ...
Nunca percebi porque sempre ficou por contar a história deste e de outros milhares de argentinos trucidados por estes carniceiros que depois se disseram perseguidos pelo regime ditatorial.
Pessoalmente, a única coisa que posso apontar a Bergoglio será porventura não ter defendido de forma mais veemente as vitimas do terrorismo na argentina!

Virginia