domingo, 24 de março de 2013

ÓSCAR LOPES




Morreu na passada sexta-feira, dia 22, com 95 anos, o ensaísta e crítico literário Óscar Lopes, professor jubilado da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Intelectual prestigiado e político empenhado, Óscar Lopes era militante do PCP desde 1944, e integrava o Comité Central daquele Partido, o que lhe valeu estar diversas vezes preso durante o regime anterior.

Autor de numerosas obras e textos, Óscar Lopes tornou-se especialmente conhecido por ser co-autor, com António José Saraiva, da História da Literatura Portuguesa (1955), obra fundamental, indispensável e praticamente única sobre a matéria, sucessivamente reeditada, e por onde estudaram, durante décadas, milhares de portugueses.

Eduardo Lourenço considerou que a morte de Óscar Lopes, que era irmão de Mécia Lopes de Sena, e cunhado do falecido intelectual Jorge de Sena, "fecha uma espécie de ciclo na nossa vida histórica, por um lado, mas também política e ideológica, sob a égide ou referência de uma visão do mundo, que foi o marxismo de que a obra dele está impregnada, mas tem uma importância superior a isso e ultrapassou-a". Acrescentou ainda que "este é um dia de luto para a cultura portuguesa e particularmente para a nossa geração".

Em Portugal, no mundo da Cultura, estamos cada vez mais sós.

Sem comentários: