domingo, 4 de novembro de 2012

O O NOVO PATRIARCA COPTA



A Igreja Copta Egípcia elegeu hoje, na Catedral de Abbassiya, no Cairo o seu novo Papa e 118º Patriarca de Alexandria (sucessor de São Marcos). Trata-se do bispo Tawadros, da província de Beheira, no Delta do Nilo.

Dos três candidatos finais, cujos nomes haviam sido depostos numa urna sobre o altar, um rapaz de olhos vendados retirou um dos boletins com o nome do que haveria de ser proclamado, pelo papa interino Pachomios, o sucessor de Shenuda III, que pontificou a Igreja Copta durante cerca de quatro décadas  e morreu em Março com 88 anos.

Numa população de mais de 80 milhões de habitantes, os cristãos coptas representam entre 10 a 15% da totalidade dos cidadãos. Durante o governo do presidente Hosni Mubarak manteve-se uma paz relativa entre muçulmanos e coptas, só quebrada violentamente pelo atentado a uma igreja em Alexandria em 1 de Janeiro de 2011, e que aqui fizemos referência, sob o título "Alexandria - O Fim de um Tempo". E foi.

Pouco depois estalaram sucessivas revoluções em diversos países árabes, e aguarda-se, com curiosidade e inquietação, o novo desenho geo-político do mundo árabe. E, aliás, também o do mundo ocidental e do planeta em geral.

Os tempos que se avizinham são de grande angústia, e prefiguram já a eclosão de uma terceira guerra mundial.

Sem comentários: