domingo, 4 de novembro de 2012

"LE GRAND MACABRE" E PORTUGAL



A ArtHaus Musik editou recentemente em bluray a ópera de György Ligeti, Le Grand Macabre. Trata-se de um espectáculo apresentado no Gran Teatre del Liceu, de Barcelona, encenado por La Fura dels Baus, dirigido por Michael Boder à frente da Orquestra Sinfónica do Teatro e realizado conjuntamente com o Théâtre Royal de la Monnaie, com a Opera di Roma e com a English National Opera.



O argumento da ópera é baseado na Balade du Grand Macabre (1934), do escritor belga  Michel de Ghelderode, com adaptação do próprio Ligeti e de Michael Meschke. Tivemos acesso à peça, durante anos esgotada, através da edição castelhana, mas existe hoje uma reedição francesa (língua original) em formato de bolso.



É forçoso reconhecer-se que Le Grand macabre se assemelha cada vez mais a Portugal. Ou vice-versa. Embora, provavelmente, com um fim mais sinistro. Quem tiver dúvidas leia a peça ou veja a ópera. Registamos um clip da versão apresentada em Barcelona:



De uma observação atenta, as dúvidas dissipar-se-ão. O grande Nekrotzar está entre nós.

1 comentário:

Anónimo disse...

Realmente, mais macabro do que isto é difícil prever-se. este é o pior governo de Portugal desde que me conheço. Esperemos que caia o mais depressa possível.