domingo, 25 de novembro de 2012

A EXUMAÇÃO DE YASSER ARAFAT



Segundo se lê aqui, a exumação do corpo de Yasser Arafat está marcada para a próxima terça-feira, em Ramallah, na presença de juízes franceses e com a participação de peritos suíços e russos. A operação é realizada a pedido da sua viúva, Suha, e os restos mortais do antigo líder palestiniano serão novamente sepultados numa cerimónia "digna e protocolar".

Como referimos aqui e aqui, continuam a desconhecer-se as causas da estranha morte de Arafat, e o hospital francês onde esteve internado os últimos dias da sua vida recusou-se a indicar as razões do falecimento, invocando segredo de Estado.

Recorde-se que Arafat esteve prisioneiro dos israelitas no seu quartel-general da Muqata, em Ramallah, durante dois anos, tendo sido transferido para Paris quando os seus padecimentos se agravaram e a situação da sua saúde se tornou irreversível.

A sua morte, há oito anos, ficou envolvida em mistério e sempre constou que não se devera a causas naturais mas a envenenamento por parte dos israelitas, ou até de alguma das facções palestinianas.

Julgo que será possível determinar agora se realmente o antigo chefe da Autoridade Palestiniana foi vítima de um crime ou não. Já creio mais difícil, a concluir-se pela tese do homicídio, determinar quem o praticou, autores materiais e morais incluídos.

Mas como a esperança é, dizem, a última coisa a morrer, aguardemos pelos resultados da exumação.

4 comentários:

Xico disse...

Qual é o interesse? Descobre-se que foi envenenado, e depois? Vamos assistir a um novela de culpas atiradas para cima uns dos outros.

Anónimo disse...

Certamente que foi assassinado. vamos lá saber agora é por quem e a mando de quem. tarefa difícil.

Blogue de Júlio de Magalhães disse...

PARA O XICO:

Se for possível provar que foi envenenado, parece-me - é a minha opinião - que essa confirmação tem interesse, pelo menos do ponto de vista histórico, já que, criminalmente, só a descoberta dos eventuais assassinos interessaria.

Mas a verdade não faz mal a ninguém.

obser disse...

Enfim, se bem conhecemos os hábitos da zona, seja qual for o resultado, fornecerá bom argumentos para:

- Uns palestinianos mandarem Rockers/misseis para Israel;

- Uns israelitas bombardearem a Faixa de Gaze & Cisjordânia;

- Uns colocarem uma bomba;

- Uns invadirem qualquer coisa;

- Uns etc, etc,

A oriente nada de novo ....