sexta-feira, 20 de julho de 2012

RAMADAN



Começa hoje o mês islâmico do Ramadan, mês do jejum (sawm) diário e de oração (salat) que terminará com a celebração de 'Id Al-Fitr, que ocorrerá no primeiro dia do mês seguinte, Shawwal. A festa 'Id Al-Fitr é designada muitas vezes como 'Id Al-Saghir ( a pequena festa) por oposição à outra festa dos muçulmanos , 'Id Al-Adha, a grande festa ('Id Al-Kabir), comemorada no décimo dia do mês de Dhu al-Hijjah, o último mês do calendário islâmico.

No 26º dia do mês de Ramadan (ou num dos dez últimos dias do mês) celebra-se a Noite do Poder ou do Destino (Laylat Al-Qadr), comemorando o aniversário da revelação do Corão ao profeta Muhammad (s.a.w.) pelo anjo Gabriel (Jibril), no ano de 610.

Saúdo todos os meus amigos muçulmanos e lamento profundamente as confrontações entre muçulmanos presentemente em curso, nomeadamente na Síria, muitas vezes instigadas por homens poderosos, muçulmanos ou não, que não procuram a dilatação da fé mas antes a satisfação de interesses materiais e políticos, em contradição quer com o islão, quer com o cristianismo. Homens (e mulheres) que, afirmando-se crentes (nas religiões monoteístas), procedem como infiéis, relapsos e contumazes.

Que a Paz habite no coração de todos os verdadeiros crentes.

Que ela possa habitar também no coração daqueles que, não sendo crentes nem professando qualquer religião, são igualmente homens de boa vontade.

1 comentário:

Anónimo disse...

Em total conjugação com as sábias palavras, só me resta acrescentar: آمين‎, ʾāmīn.
Marquis