Traian Bâsescu |
O Tribunal Constitucional da Roménia aprovou a decisão do Parlamento, tomada na passada sexta-feira passada por 256 dos 432 deputados, de suspender o mandato do presidente da República Traian Bâsescu, devendo a mesma ser submetida a referendo popular no próximo dia 29 deste mês. O presidente do Senado, George-Crin Antonescu, assumiu interinamente a chefia do Estado.
Bâsescu é acusado de ter assumido poderes respeitantes ao chefe do Governo quando em 2010 anunciou medidas drásticas de austeridade. O voto do Parlamento surge na sequência de sérias controvérsias acerca da matéria, que têm agitado o país nos últimos meses.
Esta situação, inédita, está a provocar a maior apreensão não só nos países vizinhos mas no conjunto da União Europeia e nos próprios Estados Unidos. O governo alemão criticou já o impeachment como "inaceitável" e violador dos princípios democráticos, aliás na boa tradição da actual política germânica.
Começa, assim, a verificar-se alguma agitação nos Balcãs, que poderá estender-se aos restantes países da região, todos eles afectados por uma grave crise económica e financeira.
Em lugar de um colapso súbito e definitivo, a União Europeia vai apodrecendo pouco a pouco.
Sem comentários:
Enviar um comentário