domingo, 19 de dezembro de 2010

INVERNO NA EUROPA

Aeroporto de Frankfurt

O rigorosíssimo inverno que neste momento afecta a Europa, o mais severo desde que existem registos meteorológicos, está a provocar o caos não só nas deslocações entre cidades e países mas igualmente na vida quotidiana das pessoas.

Os aeroportos de Heathrow e Gatwick, em Londres, de Charles De Gaulle, em Paris, de Frankfurt e de Munique, na Alemanha, bem como de outras cidades europeias estão encerrados. Uma parte das comunicações ferroviárias está suspensa e o trânsito foi proibido em centenas de autoestradas.

Há milhões de pessoas que se encontram em situação de espera, ou simplesmente bloqueadas em estradas, comboios,  estações de caminho-de-ferro, aeroportos ou mesmo nas suas casas, com os enormes prejuízos daí decorrentes, especialmente se atendermos que nos encontramos na época de Natal. A própria Torre Eiffel, um símbolo de Paris, foi encerrada pelas autoridades.

Não há dúvida que se assiste a uma profunda desregulação climática, que acompanha curiosamente a desregulação dos mercados e de toda a vida económica e financeira internacional.

Não tem tido o homem, que é como quem diz os governos e os grandes interesses económicos, prestado a devida atenção ao clima. As grandes intempéries e cataclismos dos últimos anos são disso evidente prova.

Há que agir enquanto é tempo, se tempo for ainda, para prevenir as desgraças que se perfilam no horizonte. E advirto os meus leitores de que não estou a ser pessimista.

1 comentário:

Anónimo disse...

Tem toda a razão, o pior ainda está para vir