sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

BRADLEY MANNING


Fez hoje 23 anos o soldado americano Bradley Manning, que se encontra preso e incomunicável numa prisão da Marine Corps Brig, em Quantico, na Virginia, desde 29 de Julho. Segundo o Comando de Investigação Criminal do Exército, Manning, analista de informação em serviço no Iraque, teria fornecido à WikiLeaks mais de 250.000 telegramas diplomáticos americanos, bem como milhares de ficheiros relativos à guerra no Afeganistão e á ocupação no Iraque. O jovem soldado estaria indignado com a criminosa política de guerra americana e também, sendo homossexual, com a discriminação que sentia no seio do exército. Foi detido em Maio deste ano e colocado numa prisão do Kuwait, antes de ser transferido para os Estados Unidos. Preso há sete meses, não foi ainda julgado e encontra-se em isolamento total em condições assimiláveis à tortura.

Entretanto, Julian Assange, o responsável da WikiLeaks, foi finalmente posto em liberdade condicional por um tribunal do Reino Unido, ficando todavia com residência fixa, pulseira electrónica e a obrigação de se apresentar diariamente numa esquadra de polícia. Assange nega conhecer o soldado Mannings e recusa-se a revelar quem forneceu à WikiLeaks a informação que vem sendo divulgado nos principais órgãos de informação mundiais. Receia, contudo, que se prepare a sua extradição para os Estados Unidos, apesar da vaga de solidariedade planetária de que tem sido alvo.

Porque a comunicação social se tem preocupado prioritariamente com o destino de Julian Assange, aqui deixo esta referência ao soldado Manning, no dia do seu aniversário.

PARABÉNS, BRADLEY,  E BOA SORTE.


5 comentários:

Anónimo disse...

Associo-me às felicitações do autor do blog. Parabéns pela sua coragem, Bradley, a ser verdade que foi você que transmitiu as informações à Wikileaks sobre os crimes de guerra americanos.

Parabéns e felicidades

Anónimo disse...

Um soldado "exemplar"

Envio também parabéns e espero que não seja torturado como os prisioneiros de Guantanamo

ZÉ DOS ANZÓIS disse...

O soldado Bradley deve ser um dos raros americanos honestos e indignado com a desonestidade dos políticos do seu país. Além disso é um bonito rapaz e merece ser imediatamente libertado. Espero que se constitua um movimento internacional para a sua libertação.

Anónimo disse...

PROPÕE-SE UMA CONDECORAÇÃO PARA O SOLDADO BRADLEY MANNINGS, UM GAY EXEMPLAR QUE EXPÕS AO MUNDO OS PODRES DA AMÉRICA. ELE É UM SÍMBOLO COMPARÁVEL Á ESTÁTUA DA LIBERDADE.

Anónimo disse...

O soldado Manning é um herói do nosso século