sábado, 4 de dezembro de 2010

A EUROPA PRECISA DE VER O MUNDO



O sociólogo Boaventura de Sousa Santos vai receber uma bolsa do European Research Council, no valor de 2,4 milhões de euros, para desenvolver um projecto na área das ciências sociais, no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, denominado “ALICE – espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências do mundo".

Considerando que o conhecimento do mundo excede largamente o modo como a Europa o vê, e que a transformação social, política e institucional da Europa beneficiará bastante com a compreensão das inovações que estão a ocorrer em muitos países e regiões com quem a Europa tem relações de interdependência, visa este projecto aboardar a "democratização da democracia, o constitucionalismo intercultural, as outras economias e os direitos humanos.

O estudo abrangerá nove países: Bolívia, Brasil, Equador, Índia, África do Sul, França, Itália, Reino Unido e Portugal, e a equipa de investigadores será constituída por quatro doutorados e oito doutorandos.

1 comentário:

O tal leitor disse...

Concordo de facto que para tratar da "democratização da democracia" e sobretudo do "constitucionalismo intercultural" o prof. Boaventura é realmente a pessoa mais indicada. Nem vejo que outro agente cultural tivesse a envergadura necessária para tratar estes eminentes, prementes e bem definidos temas que tanto encantaram o autor do blogue que até nem fechou as aspas que abriu. O dinheiro pelos vistos abunda nestas nebulosas instituições. Não conheço outro continente mais aberto ao mundo do que a Europa,que o interligou desde o século XVI,se maravilhou com as novidades desde a carta de Pêro Vaz de Caminha,se relacionou com ele em guerra e em paz conforme os ventos da História,mas sempre estudando-o e investigando-o. Vamos ver o que o prof. Boaventura nos apresentará de novo,alem das banalidades habituais enroladas na linguagem pseudo-esotérica de que a Sociologia por vezes usa e abusa. Desculpe o autor do blogue a franqueza e a liberdade expressiva do comentário,mas o prof. Boaventura,do que tenho lido da sua autoria é uma personagem que particularmente me irrita precisamente pelas banalidades e preconceitos que debita em tom sobranceiro e sibilino. Nem sempre há pachorra.