terça-feira, 26 de outubro de 2010

OS DESAFIOS DA DEMOCRACIA


Marcel Gauchet, historiador e filósofo francês, autor de numerosos e notáveis livros, como Le Désenchantement du monde (1985), publica esta semana o terceiro volume de L'Avènement de la démocratie, subintitulado À l'épreuve des totalitarismes 1914-1974. Os dois primeiros volumes desta obra foram dedicados, o primeiro a La révolution moderne e o segundo a La crise du libéralisme 1880-1914.

O Nouvel Observateur desta semana (nº 2398) entrevista Marcel Gauchet sobre os novos desafios da democracia. Lúcido na análise, as conclusões a que chega parecem-nos demasiado optimistas. Só a leitura do livro nos permitirá uma opinião fundamentada. Mas, no entretanto, deixamos a indicação da ligação http://hebdo.nouvelobs.com/sommaire/les-debats/101544/les-nouveaux-defis-de-la-democratie.html para os leitores interessados poderem conhecer o pensamento desta eminente figura, director de estudos na École des hautes études en sciences sociales e redactor em chefe da revista Le Débat.

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito bem,pois trata-se de uma excelente e importante entrevista,em que são abordados temas muito sérios,e que talvez por isso escapem ao "tagarelar quotidiano" dos nossos analistas e comentadores avulsos.