domingo, 31 de outubro de 2010

ATENTADO EM ISTAMBUL



Verificou-se hoje um atentado contra o posto nevrálgico da polícia de Istambul, situado na praça de Taksim, no coração da cidade. Um bombista suicida, de aparentemente 20 anos, fez-se explodir quando pretendia apossar-se de um veículo policial. Este ataque, que provocou o pânico naquela que é a principal praça da parte nova da antiga capital otomana, ocorreu quando se ultimavam os preparativos para a comemoração do aniversário da República Turca, proclamada em 1923. As celebrações ocorrem normalmente no Dia Nacional, a 29 de Outubro, mas este ano as celebrações tinham sido adiadas devido ao mau tempo.

O atentado foi reivindicado pelos Falcões da Liberdade do Curdistão (TAK), considerado como uma ramificação do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e provocou mais de 30 feridos, entre os quais 15 polícias.

O primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan condenou vigorosamente este ataque, mas apesar dos sucessos alcançados pelos sucessivos governos turcos contra a guerrilha curda, desde há décadas, o problema, uma funesta herança da forma como as potências ocidentais não resolveram a situação decorrente do colapso do Império Otomano no fim da Primeira Guerra Mundial, mantém-se, com implicações em zonas do norte da Síria e principalmente do Iraque, onde os curdos pretendem finalmente criar um estado independente.

Sem comentários: