terça-feira, 12 de outubro de 2010

A IV REPÚBLICA?


A Universidade de Lisboa concedeu ontem aos três ex-presidentes da República, Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio o grau de doutor honoris causa. À noite, na Reitoria, onde se realizou o semanal programas televisivo "Prós e Contras", Judite de Sousa abordou com os doutorados a situação política nacional.

Tratava-se, no fundo, de obter dos convidados a justificação para a aprovação do próximo Orçamento para 2011. As prestações dos ex-presidentes não foram substancialmente diferentes, entre o maior pessimismo de Soares e o menor pessimismo de Sampaio. Nenhum propôs, nem tal se esperava, a substituição do sistema político vigente.

Mas corresponderá o actual sistema às necessidades da conjuntura? Ou será preferível uma refundação, uma IV República, agora que se completaram 100 sobre a fundação do regime?

E será viável uma União Europeia, mais ou menos federalista, com sistemas como os actualmente vigentes nos Estados que a integram? Ou estará também esta União, onde proliferam os políticos incompetentes, ambiciosos e corruptos, condenada a uma dissolução a curto prazo?

Não houve respostas para estas questões, nem sequer  houve perguntas.

Entretanto, o préstito fúnebre inicia a sua marcha.

Adenda: Por lapso, escrevi Judite de Sousa em vez de Fátima Campos Ferreira. João Gonçalves chamou-me a atenção num comentário que publiquei e que agradeço.

1 comentário:

João Gonçalves disse...

Não é a Judite de Sousa. É parecida - elas são todas clones "intelectuais" umas das outras - mas chama-se Fátima Campos Ferreira. É, aliás, inconfundível.