A Igreja de Mátyás, em Budapeste (mais propriamente em Buda), dedicada à Virgem Maria, foi construída entre os séculos XIII e XV (fundada em 1255 pelo rei Béla IV), mas o seu nome refere-se ao rei Mátyás Corvinus que aqui foi coroado em 1458, um dos mais notáveis soberanos da Hungria, que reinou até 1490. Embelezou o templo, que já fora reconstruído em 1387 por Segismundo do Luxemburgo.
Muitos pormenores originais perderam-se quando os turcos, em 1541, transformaram a igreja na sua Grande Mesquita. Depois da expulsão dos turcos, em 1686, e com o templo quase completamente destruído devido à luta então travada, a igreja foi novamente reconstruída em estilo barroco. Em 1896, Frigyes Schulek terminou os trabalhos, emprestando-lhe um aspecto neo-gótico. Outra vez danificada durante a Segunda Guerra Mundial, foi recuperada em 1970.
Devem assinalar-se o Altar-Mor, com a estátua da Virgem, o Oratório Real, onde figura uma cópia da coroa da Hungria e das outras insígnias reais, que estavam no Museu Nacional e se encontram hoje no Parlamento, o túmulo do rei Béla III, a Capela de São Ladislau, o Púlpito, os vitrais, o Portal da Virgem e a estátua da Madona Barroca.
Altar Mor |
Capela de Santo Emeric |
Na Capela do príncipe Santo Emeric figuram à sua direita seu pai Santo Estêvão e á sua esquerda o seu guardião São Gellért.
Túmulo do rei Béla III |
Neste túmulo estão os restos mortais do rei Béla III e de sua mulher Ann Châtillon, encontrados em Székesfehérvár.
Capela do rei São Ladislau |
Nesta capela pode ver-se um relicário com uma cópia da cabeça do rei.
Oratório Real |
Destinado às orações privadas dos monarcas, estão agora expostas no Oratório Real, em cópia, as insígnias reais da Hungria, cujo original está presentemente no Parlamento. O último rei a ser coroado nesta igreja foi Carlos IV (Carlos I como imperador da Áustria, em 1916).
Púlpito |
Em volta do púlpito figuram, com os respectivos atributos, São João, Santo Agostinho, São Lucas, Santo Ambrósio, São Marcos, São Gregório Magno, São Mateus e São Jerónimo.
Portal de Santa Maria |
Este Portal é o relevo mais importante da igreja. Data de cerca de 1370 e representa a Assunção da Virgem Santíssima. Destruído aquando do colapso da torre em 1384, foram os restos preservados e podem ser hoje vistos em caixas de vidro. O relevo que figura sobre a porta é uma reprodução completa do que terá sido o original.
Estatua da Madona |
A esta estátua está adicionada uma lenda. A Madona foi colocada na igreja durante a ocupação turca. Quando a igreja foi destruída em 1686 a Senhora apareceu milagrosamente o que significou para os turcos um preságio de derrota.
Sem comentários:
Enviar um comentário