terça-feira, 7 de junho de 2016

PETER SHAFFER




O dramaturgo britânico Peter Shaffer, um dos vultos maiores do teatro inglês da segunda metade do século passado, morreu ontem em Cork, na Irlanda, com 90 anos.

Autor de peças que obtiveram sucesso mundial, Sir Peter Shaffer é um nome conhecido do público teatral português. A sua primeira peça representada entre nós foi Five Fingers Exercise (Exercício para Cinco Dedos), pela Companhia do Teatro Estúdio de Lisboa, dirigida por Luzia Maria Martins.

Outras peças tiveram grande êxito em Portugal, como Equus, The Royal Hunt of the Sun (A Caçada Real do Sol) e Amadeus.


Equus teve a primeira apresentação em Lisboa, no Teatro Variedades, numa encenação de Manuel Collado; A Caçada Real do Sol foi apresentada no Teatro Nacional D. Maria II, com encenação de Carlos Avilez, que encenou igualmente a estreia em Portugal de Amadeus, com tradução minha, no Teatro da Seiva Trupe, espectáculo incluído nas comemorações do Porto Capital da Cultura 2001.

Aquando da estreia de A Caçada Real do Sol, Peter Shaffer deslocou-se a Lisboa, tendo revelado particularmente na altura que se preparava para escrever uma peça sobre a morte de Tchaikovsky. Como é sabido, o famoso compositor russo, que era homossexual, suicidou-se, embora a versão oficial sustente que morreu devido à cólera.

Era intenção de Peter Shaffer escrever uma peça em que mostrasse que os amigos mais próximos do compositor o tinham forçado a suicidar-se devido ao escândalo de uma das suas relações com um rapaz. Tendo contactado o dramaturgo, nos primeiros anos deste século, acerca da possibilidade da peça, foi-me dito que estaria apenas em fase embrionária. Nada mais soube desse projecto.

Não admira que o tema fosse caro ao dramaturgo, já que um perfume de homossexualidade atravessa, ainda que discretamente, quase todas as suas obras.

Em 2002, Shaffer, que era uma personalidade multifacetada (fora durante anos crítico musical num jornal inglês) publicou um livro sobre cozinha americana.

Algumas das suas peças foram transpostas para o cinema com um sucesso estrondoso: The Royal Hunt of the Sun, por Irving Lerner, em 1969; Equus, por Sidney Lumet, em 1977; Amadeus, por Milos Forman, em 1984.

Cartaz de "Amadeus" no National Theatre

Muitas das suas peças foram estreadas no National Theatre, de Londres. Amadeus esgotou lotações neste importante teatro londrino e no termo da sua carreira, para aceder aos pedidos do público, o espectáculo foi transferido para o Her Majesty's Theatre, onde permanceu em cena por mais um ano. Refira-se que tanto Equus como Amadeus tiveram mais de 1.000 representações consecutivas na Broadway.

Sem comentários: