segunda-feira, 6 de junho de 2016

O PIO MONTE DELLA MISERICORDIA, EM NÁPOLES


"As Sete Obras de Misericórdia", pelo Caravaggio

O Pio Monte della Misericordia, em Nápoles, é uma instituição de beneficência, fundada em 1601 por sete jovens da nobreza napolitana.



O palácio histórico foi construído pelo arquitecto real Francesco Antonio Picchiatti. No interior do edifício esconde-se uma magnífica igreja barroca octogonal, onde se pode admirar o grande quadro a óleo sobre tela representando as "Sete Obras de Misericórdia", pintado por Michelangelo Merisi da Caravaggio, bem como outras importantes obras-primas de pintura e de escultura, entre as quais a "Libertação de São Pedro", de Battistello Caracciolo, um dos mais notáveis testemunhos do naturalismo napolitano.





A Galeria de Pintura, no primeiro andar, expõe, além da mais importante série de pinturas e de esboços de Francesco De Mura, obras italianas e estrangeiras, do século XVI ao século XIX, de artistas como Ribera, Giordano, Pitloo, Stanzione, Vaccaro, Santafede, van Somer.

Altar-Mor

O palácio, a igreja e a galeria de pintura, constituem uma das mais significativas colecções privadas abertas ao público e representam uma unidade artística indivisível. Trata-se, sem dúvida, de um conjunto histórico de grande interesse, que permite reviver atmosferas desta antiga instituição de beneficência de Nápoles.


"Sant'Antonio Abate", por Ribera

Sala do Governo

Idem

Documentos sobre Caravaggio

Sem comentários: