sábado, 27 de março de 2010

ELEIÇÕES NO IRAQUE


O ex-primeiro-ministro iraquiano Iyad Allawi foi o vencedor das eleições legislativas realizadas no passado dia 7 e cujos resultados oficiais acabam de ser divulgados. A lista liderada por Allawi, um xiita laico e nacionalista, obteve 91 lugares no Parlamento contra 89 da lista do primeiro-ministro em funções Nuri al-Maliki. A Aliança Nacional Iraquiana, coligação de partidos religiosos xiitas, obteve apenas 70 lugares e a coligação de partidos curdos não passou dos 43.

Não se podendo considerar livres eleições realizadas num país ocupado, decorre desta votação um regresso significativo dos árabes sunitas, que tinham sido completamente marginalizados após o derrube de Saddam Hussein.

Entretanto continuam a verificar-se explosões no Iraque e ignora-se se Allawi terá possibilidades de formar um governo de coligação e de se iniciar uma pacificação do país. 

É claro que haverá (já há) protestos relativamente à contagem dos votos, dado que al-Maliki perdeu a maioria por 3 votos em relação a Allawi.

A situação no Iraque está ainda muito longe de uma normalização.

Sem comentários: