quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

QUE PSD?


Francisco Pinto Balsemão disse: "Temos de sair deste impasse sob pena de caminharmos para um suicídio colectivo" e mais algumas coisas.

O problema do PSD não é propriamente a definição da sua ideologia, a que também se referiu Balsemão, que julgo estar devidamente esparramada no seu programa. Mas antes o facto do PS prosseguir uma política mais ou menos idêntica à que seria esperável da parte do partido fundado por Francisco Sá Carneiro. Melhor, ainda mais "à direita" da que desejaria Sá Carneiro, se me posso exprimir utilizando as noções, hoje um pouco obsoletas, de direita e esquerda.

Assim, em minha opinião, deverá o PSD estabelecer com clareza o seu programa e os seus objectivos, independentemente deles poderem ser idênticos aos do PS. Se, numas próximas eleições, ambos os partidos se candidatarem com o mesmo programa (mesmo que o do PS seja teoricamente mais à esquerda, mas os eleitores já sabem com o que contam deste PS) daí não virá mal ao mundo. O eleitorado, entre duas propostas iguais, escolherá em função da credibilidade dos protagonistas. E esse é o maior problema, a credibilidade dos protagonistas, já que o nosso pessoal político deixa muito a desejar.

Mas há uma outra questão.

Será que Portugal e os restantes países da União Europeia poderão ser governados fora da matriz de um capitalismo liberal com mais ou menos "nuances" socializantes? Realmente não!

A União Europeia baseia-se numa ideologia de livre mercado, por vezes libérrimo, pelo que os governos dos países se vêem obrigados a praticar políticas em consonância. Pergunto-me o que aconteceria se o PCP (ou o partido comunista de outro país da UE) ganhasse as eleições? Para aplicar o seu programa ver-se-ia obrigado a abandonar a União, com as previsíveis consequências, ou a mudar o seu próprio programa. E se a maioria dos países da União Europeia votasse maioritariamente nos seus partidos comunistas? Então a União desmoronar-se-ia.

Convém por isso dizer-se, e isto está muito esquecido, que a União Europeia é uma DITADURA. Os partidos verdadeiramente socialistas ou comunistas ou afins ou "mais à direita" que existem nos países comunitários são apenas um ornamento da chamada DEMOCRACIA pluralista. No fundo, apenas ajudam à encenação de uma farsa. Até o dia em que os governos dos diversos países digam NÃO.

Será que isto vai acontecer? Não sei. Mas sei que as nações perderam a maior parte da sua soberania a favor de uma entidade mítica de duvidoso futuro.

1 comentário:

Anónimo disse...

O autor do blog tem os seus alvos de estimação,e contra eles atira com armas novas,velhas,enferrujadas,etc. Talvez não seja má ideia passar pelo armeiro para ver se os instrumentos ex-letais não passaram há muito o prazo de validade... Vejamos:
1)Em termos gerais,a União Europeia segue um modelo de economia de mercado,tendendo a economia social de mercado,de acordo com as intenções dos seus fundadores(eleitos) e constituintes actuais representados no Conselho (governos eleitos) e Parlamento (deputados eleitos). Se um qualquer governo de qualquer país quiser sair totalmente ou parcialmente(com acordos pontuais como a Suiça ou Portugal pré-25 Abril)nada o impede. O governo dirigido pelo deputado Jerónimo de Sousa que contempla o autor,terá assim toda a margem para anular ou mitigar a dua participação na U.E
2)A Social-Democracia,um pouco mais à esquerda ou à direita,é realmente a tendência dominante na Europa. Porque uma misteriosa mão férrea a impôs? Ou porque se mostrou o " menos mau" sistema para gerir os países,e por isso nele têm os povos votado massiçamente? Como sabe ou poderia saber, os partidos comunistas que tanto medo metiam nos anos 50 e 60,hoje são uma relíquia museológica em França,em Itália(onde chegaram a ter votações impressionantes)e na maioria dos países da Europa Ocidental.E os da Oriental adaptam-se e preparam-se para destino semelhante. Porquê? Porque falhou redondamente o modelo que propunham e executaram para a economia e a sociedade,como abundantemente demonstrado pela História recente. Mas se por qualquer aberração nalgum sítio reaparecerem e quiserem zarpar da União,Bonne Chance! Onde está a "Ditadura" europeia?