terça-feira, 18 de julho de 2023

HENRY JAMES - O MESTRE

O escritor irlandês Colm Tóibín (n. 1955) publicou em 2004 o livro The Master (edição portuguesa O Mestre, 2006) sobre a vida de Henry James (1843-1916). Não se trata de uma biografia do famoso escritor americano, naturalizado britânico, mas do registo, em 11 capítulos (o primeiro de Janeiro de 1895 e o undécimo de Outubro de 1899), de alguns aspectos e episódios da vida de James, com a intenção de nos fornecer um panorama da personalidade do autor de The Wings of the Dove.

O autor intercala ao longo da obra largos trechos de narração na primeira pessoa, como se tratasse de uma autobiografia do próprio Henry James escrita por Colm Tóibín, permitindo através dela recuar no tempo e remeter-nos para a infância e juventude do escritor e para as suas relações familiares. No período a que o livro se refere, James viveu na Grã-Bretanha e em Itália e os factos mencionados respeitam a esse tempo.

A referência (por vezes excessiva) a personalidades literárias britânicas da época que conviveram com James é uma constante nas quase 500 páginas do livro. Muitas dessas figuras ainda hoje gozam de notoriedade no mundo anglo-saxônico mas são quase desconhecidas do grande público português, razão que levou o tradutor a incluir, em pé de página, notas acerca das mesmas. Diga-se que a tradução se lê com agrado (não conheço o original), tendo notado apenas uma falta relevante: é mencionada algumas vezes a localidade de Bolonha, que nos remete de imediato para a conhecida cidade italiana, mas quando se indica a praia da cidade e a vista do mar algo não bate certo, já que Bolonha é uma cidade interior. Pesquisei e concluí que se trata de Boulogne-sur-Mer, no Canal da Mancha, próximo de Calais. Aqui, o tradutor não forneceu explicações.

Verdadeiramente, este livro é uma profunda análise psicológica de Henry James (que a empregava sobremaneira no desenvolver das suas personagens), dos seus familiares e das pessoas com quem convivia. Um desfolhar das preocupações quotidianas, uma crítica severa da sociedade inglesa (e também da americana), uma descrição de hábitos, uma observação das diferenças sociais. 

São evocados várias vezes os pais de Henry, seu irmão William James, famoso filósofo professor em Harvard, sua irmã Alice e a sua particular amizade por Miss Loring, vários criados que o serviram, e tantas outras figuras que não cabe aqui mencionar.

O autor dedica especial atenção ao encontro de Henry James com o jovem escultor norueguês Hendriks Andersen em Roma, quando aquele já tinha 56 anos, e que foi uma das grandes paixões do escritor.

Na senda de The Master, Colm Tóibín publicou em 2022 um livro sobre Thomas Mann, The Magician (que ainda não li).


Sem comentários: