quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

RICHARD WAGNER ERA RACISTA?

Prosseguindo na visualização de "Der Ring", revi ontem e hoje "Siegfried" na versão Barenboim/Kupfer.
 
Poderá acusar-se Wagner de racista, tal como se tem qualificado Shakespeare de anti-semita por causa de "O Mercador de Veneza"?
 
Certamente Wagner produziu escritos e teve atitudes anti-semitas, mas não lhe é atribuída posição racista em relação aos negros. Contudo, oiça-se "Siegfried" com atenção, no diálogo da caverna, entre Wotan (O Viajante) e Mime. Respondendo às perguntas deste Wotan diz: «No cimo das montanhas habitam os Deuses e o Walhalla é o seu domínio... Sobre a terra estão os Gigantes e Riesenheim é o seu domínio... Nas entranhas da terra habitam os Nibelungos e Nibelheim é o seu domínio. São anões pretos, ...» e a palavra "schwarz" é repetida várias vezes com o significado de seres pretos e disformes.
Esperemos que esta alusão não conduza ao "cancelamento" de "Siegfried"! Nem de Wagner! (se não o foi por anti-semitismo não será agora).
 
(Publicado no Facebook em 20 de Fevereiro de 2021)
 

2 comentários:

Anónimo disse...

Não sou de maneira nenhuma um estudioso de Alemão. Mas julgo saber que "schwarz" tem costas muito largas no seu significado, que vai do "escuro" (cerveja preta), "clandestino"(passageiro clandestino / sem bilhete), "turvo", etc.

Ou seja, se "schwarz" é racista. os politicamente correctos, teriam de reformular profundamente a língua Alemã.

Já agora "branco" também é sinal de Pureza, como nos Cisnes brancos ...

Blogue de Júlio de Magalhães disse...

Se examinarmos o contexto verificamos que Wagner emprega "schwarz", que se traduz habitualmente como "negro", no sentido de pessoa desprezível, que é a classificação que lhe merecem os anões Alberich e Mime. Portanto, Wagner, querendo manifestar o seu desdém, chama-lhes simplesmente "pretos", com a conotação racista da época.