quarta-feira, 30 de maio de 2012

OS SERVIÇOS SECRETOS



Nos últimos dias, em que tanto se tem falado de serviços secretos, e de relatórios sobre vidas privadas, resolvi reler um interessante trabalho do escritor e jornalista francês Gérard de Villiers, publicado em 1972 sob o título Brigade mondaine - Dossiers secrets. Neste livro, recolhe o escritor as histórias (algumas tocam o inverosímil), que lhe foram contadas pelo oficial de polícia Maurice Vincent, que foi chefe da equipa de estupefacientes da Polícia Judiciária francesa. 

Pertencendo durante vários anos à Brigade mondaine, criada em 1910 com o nome Brigade des Moeurs, depois rebaptizada, Maurice Vincent, também professor da École Supérieure de Police, efectuou as suas revelações após ter passado à situação de reforma.

Neste curioso livro, relatam-se vários episódios (que são um contributo para a história dos costumes em Paris na primeira metade do século passado) relativos aos "vícios" (as aspas são minhas) mais usuais da capital francesa: prostituição feminina e masculina, proxenetismo, pornografia, partousards du Bois, sadomasoquismo, voyeurs, exibicionistas, zoófilos, homossexualidade (trop voyante ou agressive), droga, aborto, adultério na alta sociedade, chantagem, etc.

Os protagonistas destes affaires não são identificados pelos nomes autênticos, o que preserva a sua intimidade.

Refira-se, a propósito, que Gérard de Villiers publicou posteriormente outros livros sobre matéria conexa, e é autor da série de espionagem SAS, com mais de 150 milhões de exemplares vendidos e tradução em diversas línguas. Antecipou nos seus livros os assassinatos do presidente Anwar El-Sadat, do Egipto, e da primeira-ministra indiana Indira Gandhi.

Os costumes de hoje em Paris, ou ailleurs, já não se apresentam de forma idêntica à que é relatada no livro (globalização oblige), mas a essência permanece sem grandes alterações. Poderosa é a natureza humana.

Um livro que merece ser lido.

3 comentários:

Anónimo disse...

Muito a propósito nos tempos que correm.

investigaçãobolama disse...

I´m searching informations about Bolama vessel sunken on 4 December 1991 at portuguese waters. Journalist Investigation. Please see the blog: naviobolama.blogspot.pt
Procuro informações sobre o naufrágio do navio Bolama ocorrido a 4 de Dezembro de 1991 em águas portuguesas. Investigação Jornalistica. Sigilo Absoluto. Ver blog: naviobolama.blogspot.pt

Blogue de Júlio de Magalhães disse...

Não possuo qualquer informação sobre o assunto.