quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

A GUERRA CIVIL NO IRAQUE


O Iraque voltou a ser hoje abalado por uma vaga de explosões, nomeadamente em Baghdad e Nasiriya, que provocou, segundo as primeiras informações, mais de 70 mortos e cerca de 200 feridos.

Como já tivemos ocasião de referir, por várias vezes, um dos objectivos da invasão anglo-americana do Iraque foi a instalação da guerra civil naquele país. As presentes acções agudizam a rivalidade religiosa entre sunitas e xiitas, e destes com os cristãos (recordemos os ataques a igrejas) que viveram sempre em paz no tempo de Saddam Hussein, aliás como os próprios muçulmanos de ambos os ramos; embora o regime tendesse a favorecer, naturalmente, os sunitas. A única etnia que foi realmente perseguida foi a curda, mas as suas vítimas estão longe do número de mortos, feridos, enlouquecidos, estropiados, desalojados, expatriados, etc., que entre as forças invasoras e os habitantes iraquianos se eleva, segundo as estatísticas, a cinco milhões.

Saddam Hussein, que foi julgado por um tribunal fantoche, é hoje chorado pela maior parte dos iraquianos.

A "comunidade internacional", que interferiu na Tunísia e no Egipto, invadiu a Líbia e se prepara agora para atacar a Síria e depois o Irão, preservando embora as ditaduras da Península Arábica, não se detém perante o número de vítimas, o que parece dar razão àqueles que proclamam que está em curso um programa de redução da população mundial, pela via do extermínio, a fim de preservar os escassos recursos do planeta.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ainda hão-de pensar muitas vezes até se decidirem a atacar o Irão, pois aí, a coisa fia mais fina e pode ser que, como dizem os nuestros hermanos: "les saia el tiro por la culatra".

Marquis

José Gonçalves Cravinho disse...

No meu fraco entender,os USA que abUSA de tudo e de todos como está a milhares de quilómetros da Europa
e do Médio Oriente,pensa que pode
desencadear a Terceira Guerra Mundial longe de casa e está-se
marimbando para os seus aliados da Europa e até mesmo de Israel que no caso duma Guerra total,o Médio Oriente e a Europa é que ficarão
reduzidos a cinzas e muitos milhões
de mortos.