terça-feira, 7 de setembro de 2010

INTOLERÂNCIA

 

O pastor Terry Jones, do Dove World Outreach Centre de Gainesville, na Florida, anunciou que vai queimar cópias do Corão no aniversário do 11 de Setembro. Não admira essa atitude, dado que as seitas protestantes conseguem ser mais radicais do que o próprio Islão. Já o tinham sido os antepassados Lutero, Zwinglio, Calvino e sequazes, e a América é, sempre foi, terreno propício a fundamentalismos de todos os tipos. Aliás, Terry Jones queima cópias do Corão porque não pode queimar os próprios muçulmanos.

O general David Petraeus, comandante supremo das tropas americanas no Afeganistão, como homem avisado,  já fez saber que tal atitude poria em causa o esforço de guerra naquele país e a segurança dos soldados dos Estados Unidos em todo o mundo. E não só dos soldados, acrescentaria eu.

Sabemos que, além do fundamentalismo islâmico (que passou de político a político-religioso), outros fundamentalismos que alastram pelo mundo têm a sua origem em terras do "Tio Sam", conquistam adeptos fervorosos, ingénuos uns, de má-fé outros, e prosseguem objectivos que nunca são verdadeiramente explicitados.

Devemos estar atentos. "Vigiai e orai", já recomendou o Senhor, como consta dos Evangelhos, "para que não entreis em tentação".

1 comentário:

Marques disse...

Não será o pastor Jones um bem armadilhado enviado do Osama Bin Laden ? Se não é está a prestar-lhe na prática o melhor dos serviços.