quinta-feira, 10 de outubro de 2019

PRÉMIOS NOBEL



Peter Handke

Foram hoje anunciados os nomes dos vencedores do Prémio Nobel da Literatura de 2018 (ano em que não foi atribuído) e de 2019.

Relativamente a 2018 a galardoada foi a escritora polaca Olga Tocarczuk (n. 1962), cuja existência desconhecia.

Olga Tocarczuk

Com o prémio de 2019 foi galardoado o escritor austríaco Peter Handke (n. 1942), esse mundialmente conhecido e com parte da obra traduzida em português. No princípio dos anos 1970 o então Grupo 4 apresentou em Lisboa, se bem me recordo no Teatro Monumental, encenada por João Lourenço, a sua peça Insulto ao público, que provocou apaixonada controvérsia. Romancista, dramaturgo, tradutor, argumentista cinematográfico, Handke é uma figura polémica, não só literária mas politicamente. Foi um dos defensores da integridade da Jugoslávia contra o ataque e bombardeamento da NATO e mais tarde discursou no funeral do presidente Slobodan Milosevic, o que lhe valeu a hostilidade do Ocidente "politicamente correcto".

O Prémio Nobel da Literatura de 2018 não fora atribuído o ano passado devido a um escândalo ocorrido na Academia Sueca, que a imprensa da época referiu pormenorizadamente.


Sem comentários: