sábado, 27 de julho de 2019

RHODES X - A RUA DOS CAVALEIROS



A Rua dos Cavaleiros (Ippoton) é a via que liga o largo fronteiro ao Palácio dos Grão-Mestres à Rua Apelou. De ambos os lados encontram-se, reconstruídos, os edifícios que serviram de estalagem (os auberges) aos cavaleiros de algumas das "Línguas" da Ordem.

Auberge de Espanha

Descendo a Ippoton, na direcção da Rua Apelau, temos do lado esquerdo as antigas estalagens dos cavaleiros de Provence e de França, e, a meio, uma capela, infelizmente fechada, a Aghia Triada (Santíssima Trindade). Estes edifícios são agora ocupados por dependências dos serviços culturais locais. Num deles habitou o príncipe otomano Djem (mas isso seria uma longa história).

Auberge de France
Idem
Idem

Descendo a rua, do lado direito, encontra-se a estalagem de Espanha e, na continuação, o antigo Hospital da Ordem, hoje Museu Arqueológico.

Capela Aghia Triada
Idem
Idem
Idem

As estalagens das outras "Línguas" encontravam-se em edifícios próximos desta rua, mas hoje dificilmente identificáveis para o visitante não especializado. Parece que a estalagem de Auvergne seria do outro lado da Rua Apelau, no local onde há hoje um café-restaurante com esse nome.







Sem comentários: