sexta-feira, 28 de junho de 2019

RODHES III - O MUSEU ARQUEOLÓGICO


O Museu Arqueológico de Rhodes está instalado, desde 1916, no edifício que serviu de hospital à Ordem dos Cavaleiros e que é um dos mais belos e mais bem conservados da época.


A concepção arquitectural deve muito aos caravanserais de Oriente e aos mosteiros bizantinos: uma galeria coberta de dois andares à volta de um pátio rectangular. Todavia, a grande sala dos doentes, toda em comprimento, é típica das salas de hospitais da Europa ocidental.


Duas inscrições gravadas em mármore esclarecem-nos quanto ao uso que era feito do edifício: o ano da fundação e os seus construtores. Na face exterior da abside da capela do Hospital, sobre a porta principal de entrada, dois anjos de mármore suportam o brasão do Grão-Mestre Antonius Fluvian. Uma inscrição menciona que este doou 10.000 florins de ouro para a sua construção e que esta se iniciou em 15 de Julho de 1440. A outra inscrição, sobre uma porta dando para a Rua Dos Cavaleiros, refere, em francês, que Pierre Clouet, dignitário da Ordem, levou a seu termo a construção do Hospital em 1489.

Cabeça do deus Helios

Como foi referido em post anterior, o bailio da "língua" de França era obrigatoriamente investido na dignidade de Grande Hospitalário.


No fundo do pátio pode ver-se um leão da época helenística.


No decorrer da visita encontram-se, entre salas de vária utilização, a cozinha, o refeitório e pequenas "celas" cuja exacta função se desconhece.


Anexo ao Museu existe um jardim e estão expostos pavimentos de mosaicos provenientes da basílica paleocristã de Aghia Anastasia de Arkassa de Karpathos.


Lamentavelmente não está disponível um catálogo do Museu nem são permitidas fotografias.

Sem comentários: