domingo, 31 de março de 2019

SALÓNICA XII - A IGREJA DE SÃO DEMÉTRIO




A Igreja de São Demétrio, Άγιος Δημήτριος, em Salónica, foi construída em meados do século V, provavelmente à volta de 413, no lugar onde foi martirizado o santo por ordem do sub-prefeito da Ilíria, Leontius, que tinha sido curado de uma doença considerada incurável. Nesse lugar existia o Stadium, onde se travavam os combates de gladiadores e no qual Nestor, fiel discípulo de São Demétrio venceu Lyaeus. O piso térreo, onde se encontravam os banhos e onde o santo esteve preso, foi transformado em cripta.





O estilo arquitectónico é o de uma basílica com cinco naves e um transepto, sendo as naves separadas por filas de colunas duplas suportando as arcadas. O templo foi destruído pelo fogo entre 629 e 636 e pilhado e parcialmente destruído por ocasião da invasão dos sarracenos, vindos de Tripoli, em 904 e da invasão dos normandos, em 1118. Durante a ocupação da cidade pelos turcos otomanos, a igreja foi transformada em mesquita, assim funcionando de 1493 a 1912. Em 5 e 6 de Agosto de 1917, o templo foi quase completamente reduzido a cinzas aquando do grande incêndio de Salónica, que destruiu parte da cidade. A igreja foi depois reconstruída de acordo com a traça original e reabriu em 1948.




São Demétrio nasceu e cresceu em Salónica, e terá sido martirizado por volta de 306, na altura das perseguições dos imperadores Diocleciano e Galério. É o santo padroeiro da cidade.






No pátio em frente da igreja encontra-se a sepultura do bispo de Salónica Panteleimon II (1925-2003), que trouxe para a cidade as relíquias de São Demétrio. Do lado esquerdo pode ver-se as ruínas de uma parede do antigo Stadium e uma bacia redonda de mármore que pertencera a uma fonte sagrada construída no tempo do Império Bizantino.


Santa Anyssia   











São Demétrio

Do lado esquerdo do templo, no transepto, encontram-se as relíquias de Santa Anyssia, uma mártir de Salónica, que viveu na época de São Demétrio e cuja sepultura foi descoberta em 1980, quando se efectuavam obras públicas na Rua 3 de Setembro e que tem sido, para os crentes gregos ortodoxos, uma fonte de milagres! Também do lado esquerdo, numa nave lateral, encontra-se um cibório que cobre o túmulo com os restos mortais de São Demétrio.




A brochura que se compra na Igreja contém alguns elementos, mais religiosos do que históricos, sobre o templo, algumas informações por vezes imprecisas, e fotografias diversas, às quais, todavia, prefiro as que eu fiz.



Sem comentários: