domingo, 16 de setembro de 2012

VOTÁMOS, E DEPOIS ?



Olivier Besancenot (n. 1974), político e sindicalista francês, que foi candidato em 2007 às eleições presidenciais pela Ligue Communiste Révolutionnaire (LCR), tendo obtido 1,5 milhões de votos (4,08%), acabou de publicar um livro, On a voté...Et puis après?, cujo título é parafraseado de uma canção de Léo Ferré: "Ils ont voté et puis après?".

A propósito desta edição, Besancenot, que se distinguiu por exercer a profissão de carteiro quando possuía uma licenciatura em História pela Universidade de Paris X (Nanterre), e ficou conhecido pelo Carteiro Vermelho, alcunha que a direita lhe colocou, foi entrevistado pelo "Nouvel Observateur" (nº 2496 - 12/09/2012), tendo tecido interessantes considerações sobre a política francesa após a eleição de François Hollande, sobre o Front de Gauche e sobre o partido que fundou em 2008, o NPA (Nouveau Parti Anticapitaliste).

Nesta entrevista, Besancenot coloca a hipótese de a "esquerda social" vir a ocupar o espaço circundante do Senado e da Assembleia Nacional, como forma de protesto contra o Tratado Orçamental Europeu.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pode ser da esquerda radical, hoje já nem sei o que isso significa, os radicais são outros, os fundamentalistas religiosos e financeiros. Mas este ao menos não é barbudo e é bem parecido.

parabéns ao blogger.