sábado, 26 de fevereiro de 2011

NANI


Para quebrar um pouco o assunto dos posts publicados nos últimos dias, sobre os acontecimentos que se sucedem vertiginosamente no Mundo Árabe, introduzo hoje uma nota, quiçá fracturante, na temática do blogue.


Falarei de um simpático jogador português de futebol, que foi perseguido com uma caneta laser por adeptos do clube de Marselha, num jogo recente com o Manchester United. Já há três anos, o clube de Lyon fora multado, devido á perseguição laser efectuada sobre Cristiano Ronaldo.


Nani, de seu nome Luís Carlos Almeida da Cunha, nasceu na Cidade da Praia (Cabo Verde) a 17 de Novembro de 1986. A família emigrou para Portugal quando Nani era ainda muito novo e o rapaz cresceu na Amadora, aos cuidados da tia Antónia. O pai voltou a Cabo Verde quando Nani tinha cinco anos e nunca regressou. Por sua vez, a mãe deixou Portugal quando o ele tinha 12 anos, para recomeçar a vida na Holanda. Nani tem oito irmãos do lado da mãe, de quem é o filho mais novo, e cinco do lado do pai.


O irmão mais velho ensinou-o a jogar futebol e quando tinha 14 anos levou-o a treinar no Real Sport Club, de Massamá. Aos 16 anos treinava alternadamente no Sporting e no Benfica, mas logo se transferiu para a categoria de base do Sporting. Na temporada 2005/2006 foi promovido à equipa principal do Sporting onde permaneceu até ao fim da temporada 2006/2007.


Os seus reais méritos, levaram o Manchester United a contratá-lo em 5 de Maio de 2007, tendo o clube inglês pago 25,5 milhões de euros ao Sporting. Especialista de capoeira, Nani costuma dar saltos mortais no relvado, para celebrar os golos, prática que lhe teria sido proibida por Sir Alex Ferguson, por precaução relativamente a qualquer acidente, mas que Nani viria a desmentir, dizendo que as conversas do treinador com ele foram sempre normais, como as que tem com os outros jogadores.



Espero que este post dê satisfação a muitos dos meus leitores, que têm pedido notícias sobre jogadores de futebol.

4 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pelo óptimo post.

Anónimo disse...

Está o "bloger" de parabéns pela magnífica reportagem sobre este estupendo jogador! Não a fariam melhor, os fanáticos do futebol.

Duplamente pois, de parabéns.

Marquis

Anónimo disse...

Dado ser infelizmente ir mais longe(ou mais perto?)na análise desportiva no seu melhor sentido,parabens pelo post,e prossiga nestas beneméritas investigações e exposições.

Anónimo disse...

O Nani é uma beleza.