segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

TRAGÉDIA NO BRASIL

Petrópolis

As chuvas torrenciais que desabaram sobre Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo, nos arredores do Rio de Janeiro, derrubaram morros, arrasaram casas e provocaram o caos nestas cidades vizinhas da antiga capital do Brasil. Há uma sensação de incredulidade no país, já que as zonas afectadas não são propriamente favelas, mas áreas residenciais e de turismo, sendo mesmo Petrópolis a antiga capital imperial. Parece que um deficiente planeamento e a corrupção que facilita a construção em zonas de risco são responsáveis por esta tragédia que terá provocado cerca de 1.000 mortos (números ainda não confirmados, já que as buscas prosseguem num oceano de lama e de destroços) e à volta de 20.000 desalojados.

Brisbane

Trata-se de uma das maiores tragédias do Brasil das últimas décadas, que justifica a adopção de medidas drásticas relativamente às áreas onde se pode construir e à prevenção do deslizamento de terras, tendo em conta as súbitas alterações climáticas que se verificam em todo o planeta. Um outro exemplo recente, com consequências desastrosas e muitas vítimas, aconteceu na Austrália, onde inundações sem precedentes submergiram partes de cidades, como Brisbane, capital do estado de Queensland e a terceira maior cidade da Austrália.

A acção perniciosa do homem na senda do chamado progresso tem levado ao maior descontrolo ambiental, com modificações abruptas do clima e um progressivo desfasamento e até eliminação das estações do ano, segundo os padrões vigentes nos últimos séculos.

Sem comentários: