sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

AGITAÇÃO EM MARROCOS


As autoridades marroquinas procederam à detenção de 27 pessoas suspeitas de terem cometido actos terroristas, segundo informações aqui colhidas. O ministério do Interior de Marrocos afirmou ontem que a rede pretendia instalar no país uma base para preparação de ataques terroristas, o que confirma o que temos escrito neste blogue sobre a agitação que reina no norte de África. A Al-Qaïda tem-se aproveitado do grande descontentamento popular, do aumento do custo de vida e das grandes desigualdades económicas e sociais para explorar o sentimento religioso das populações e recrutar membros para a sua organização.

3 comentários:

Anónimo disse...

De acordo com a notícia,os indivíduos detidos planeavam actos terroristas,não tinham ainda cometido qualquer operação,como afirma entusiasticamente o autor do blog. De resto foram presos na zona do "muro do Sahara" que separa a provincia sahariana marroquina da Argélia, que apoia e financia os "rebeldes saharauis". Os previsiveis actos terroristas teriam então que ver com a questão sahariana,e nada com a reacção popular contra as condições económicas do povo marroquino.A excitação ideológica é inimiga da tranquila e rigorosa análise dos factos.

Blogue de Júlio de Magalhães disse...

PARA O ANÓNIMO DAS 17:57:

O comentador tem por hábito fazer processos de intenção ao autor do blogue.

Não existe no meu texto qualquer palavra que denote entusiasmo relativamente à agitação que se vive no Norte de África, que é do conhecimento público através da comunicação social nacional e internacional.

O que procuro é compreender e reflectir sobre as causas que provocam essa agitação, que se tem agravado nos últimos tempos.

Aliás, ninguém de boa fé pretenderá que as populações norte-africanas vivam num oásis de bem-estar; as desigualdades económicas e sociais são demasiado evidentes para poderem ser ocultadas.

Anónimo disse...

O modesto comentador não pretende nem pretenderia fazer processos de intenção ao autor do blogue,mas apenas comentar com ironia( que admite não ser apreciada) e vigor os textos,e simplesmente os textos, aqui apresentados ao escrutínio blogosférico. Neste caso específico de Marrocos,pelo que se sabe tratou-se de deter um grupo que planeava operações relativas à situação sahariana,o que não se insere nos problemas reais e graves que toda a região atravessa,e que já tive ocasião de comentar,concordando,e chamando a atenção para o aspecto não despiciendo da demografia versus progresso económico. Embora normalmente discorde dos pressupostos ideológico-políticos dos textos,isso não põe em causa a boa fé do autor,nem o seu mérito em colocar na blogosfera nacional temas que raramente são debatidos,e que o deviam ser,dada a vizinhança e proximidade real do "Médio-Oriente e afins" e os danos que eventuais e possiveis convulsões politico-sociais aqui provocariam.Mas talvez tudo evolua acertadamente,insch'Allah!