domingo, 16 de janeiro de 2011

ARGÉLIA - IMOLAÇÃO PELO FOGO

Boukhadra - Hotel de la Mine

Um desempregado argelino de 37 anos, Mohsen Bouterfif, faleceu ontem, na sequência das queimaduras provocadas pela sua imolação na passada quinta-feira, em protesto contra as suas más condições de vida, frente ao edifício da municipalidade de Boukhadra, vila mineira a leste de Tebessa, cidade argelina situada a 700 quilómetros da capital.

Bouterfif, casado e pai de um filho, regou-se com gasolina e depois largou fogo à roupa, após lhe ter sido recusado um emprego pelo maire da vila, que entretanto foi substituído pelo governador da província. A morte deste homem provocou já a manifestação de centenas de jovens da localidade, que se juntaram aos muitos argelinos que desde há semanas protestam em todo o país contra o desemprego e o aumento de preço dos produtos alimentares, e cujos confrontos com as forças policiais provocaram já alguns mortos e centenas de feridos. O governo reagiu reduzindo os preços do açúcar e do óleo.

A vila de Boukhadra situa-se próximo da fronteira com a Tunísia, onde um problema idêntico desencadeou uma revolução que derrubou o regime.

Sem comentários: