terça-feira, 23 de novembro de 2010

EVOCAÇÃO DE PESSOA


Teve lugar a noite passada no Teatro São Luiz uma sessão de poesia evocativa dos 75 anos da morte de Fernando Pessoa (efeméride que ocorre no próximo dia 30) e que assinalou também o 50º aniversário da criação do Grupo Fernando Pessoa.

O Grupo nasceu em 1960, no Centro Nacional de Cultura, que promoveu a sessão de ontem, por iniciativa de Fernando Amado, e apresentou-se então com O Marinheiro, de Pessoa, interpretado por Glória de Matos, Isabel Ruth e Clara Joana, e Antes de começar, de Almada Negreiros, com Irene Cruz e João d'Ávila. Por ele passaram muitos artistas, como Laura Soveral, Norberto Barroca, Rui Mendes, Carlos Cabral, Manuela de Freitas, João Perry, Maria do Céu Guerra, Lídia Franco, Catarina Avelar, Fernanda Alves, o brasileiro Luís Tito, etc. Actuou não só em Portugal, mas igualmente no Brasil, em Angola, em Moçambique e na África do Sul.

Intervieram na sessão de ontem, que encheu o Jardim de Inverno do São Luiz, Glória de Matos, Isabel Ruth, Laura Soveral, João d'Ávila e Norberto Barroca.

Sem comentários: