segunda-feira, 29 de novembro de 2010

BLANCO GIL


Morreu na passada 6ª feira, dia 26, em Ciudad Juárez, no México, após um espectáculo, o actor e encenador Xosé Manuel Blanco Gil, de 64 anos, director do Teatro Ibérico, a funcionar há anos no Convento de Xabregas. Licenciado em Filosofia e Filologia Românica pela Universidade de Santiago de Compostela, começou a trabalhar em Portugal em 1976, tendo sido, em 1979, director do Teatro Experimental do Porto. Em 1980, fundou o Teatro Ibérico, onde encenou mais de 40 peças. Organizou também a Mostra de Teatro Espanhol em Portugal, acontecimento que teve a mais ampla repercussão cultural. Recebeu inúmeros prémios em Portugal, Espanha e outros países.

Em 1993, Mário Soares agraciou-o com a comenda da Ordem do Mérito e em 2005, a secretária de Estado da Cultura, Teresa Caeiro concedeu ao Teatro Ibérico, na sua pessoa, a Medalha de Mérito Cultural.

Homem profundamente culto e amante do teatro, Blanco Gil, de quem tive a honra de ser amigo e cuja actividade teatral em Portugal acompanhei durante anos, desenvolvia com dificuldades financeiras a programação do Teatro Ibérico, devido á escassez dos subsídios que recebia, talvez com excepção do período em que António Braz Teixeira foi secretário de Estado da Cultura e que muito o apreciava. Essa situação obrigava-o a encenar periodicamnete em outros países.

Também homem solidário, Blanco Gil era membro do Grande Oriente Lusitano-Maçonaria Portuguesa.

Sem comentários: