terça-feira, 30 de abril de 2024

UM BAILE DE MÁSCARAS

Revi ontem Un Ballo in Maschera, de Verdi. Na circunstância, a gravação do espectáculo apresentado em 1975 no Covent Garden, com Plácido Domingo (Gustavo), Katia Ricciarelli (Amelia), Piero Cappuccilli (Anckarström), Elizabeth Bainbridge (Ulrica) e Reri Grist (Oscar). Direcção musical de Claudio Abbado. Encenação de Otto Schenk.

Curiosa a história desta ópera de Verdi, onde a realidade histórica é francamente adulterada. Passemos aos factos.

Em 16 de Março de 1792, durante um baile de máscaras no Palácio Real de Haga, nos arredores de Estocolmo, o rei Gustavo III da Suécia foi baleado pelo capitão Jakob Anckarström, um fidalgo de 29 anos que tinha sido pajem da corte. Em consequência dos ferimentos, o rei morreu alguns dias depois e o facto provocou comoção nas monarquias europeias. 

O assassinato fazia parte de uma conspiração contra a política absolutista do rei a quem se deve, aliás, a criação da Academia Sueca e da Ópera Real. Mas os historiadores aduzem outras razões para o acto como as intrigas dos seus favoritos. Gustavo III era tendencialmente homossexual e o seu círculo íntimo, em que figuravam pessoas como o Conde Axel von Fersen e o Conde Gustav Armfelt, suscitava constantes invejas na Corte. 

As repercussões do assassinato na Europa levaram o célebre dramaturgo francês Eugène Scribe (1791-1861) a escrever uma peça intitulada Gustave III, ou Le Bal masqué, que serviria de argumento à ópera homónima de Daniel Auber (1782-1871), apresentada em 1833. Mas as circunstâncias impuseram uma alteração da verdade histórica. Assim, Gustavo III teria sido assassinado pelo seu melhor amigo, Anckarström, por ciúmes, em virtude do rei tentar seduzir a sua mulher.

Mais tarde, Giuseppe Verdi (1813-1901) interessou-se pelo tema e encomendou o libretto a Antonio Somma, a partir da peça de Scribe. Mas a censura da Corte de Nápoles obrigou a modificações, já que na altura não era conveniente apresentar um regicídio. A ópera designar-se-ia somente Un Ballo in maschera e seria estreada não no Teatro San Carlo, de Nápoles, como inicialmente previsto, mas no Teatro Apollo, de Roma, em 17 de Fevereiro de 1859. E o acontecimento teria lugar em Boston e não em Estocolmo, o rei Gustavo III seria substituído por Riccardo, Conde de Warwick, e o capitão Anckarström por Renato. O motivo seria a tentativa de sedução de Amelia, mulher de Renato, pelo governador Riccardo.

 A ópera, escrita já na idade madura de Verdi, permanece como uma das mais notáveis do compositor.

ADENDA: Escrevi aqui que o rei Gustavo III tinha sido assassinado no Palácio Real de Haga, nos arredores de Estocolmo, conforme algumas fontes. No post que publiquei em 2013 indicara como local o Palácio Real de Estocolmo, de acordo com a maior parte das fontes. Aliás, na ocasião o Palácio de Haga não se encontrava ainda concluído. Vou procurar esclarecer oportunamente esta questão.


Em 2013, publiquei sobre o tema este post: http://domedioorienteeafins.blogspot.com/2013/12/as-mascaras-de-um-baile-de-mascaras.html

 

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