domingo, 31 de janeiro de 2021

PUSHKIN EM ÓPERA


Aleksandr Pushkin (1799-1837), cuja casa visitei em S Petersburgo, é um dos mais famosos nomes do romantismo russo, podendo considerar-se o fundador da literatura russa moderna. Poeta, romancista, dramaturgo, algumas das suas obras serviram de tema a óperas de notáveis compositores seus compatriotas.

Entre as mais célebres, destacam-se Russlan e Liudmila (Руслан и Людмила), de Mikhail Glinka, Eugénio Onegin (Евгений Онегин), de Tchaikovsky, Boris Godunov (Борис Годунов), de Mussorgksy, A Dama de Espadas (Пиковая дама), também de Tchaikovsky, O Convidado de Pedra (Каменный гость), de Aleksandr Dargomyzhsky e Mozart e Salieri  (Моцарт и Сальери), de Rimsky-Korsakov, as duas últimas obras pertencentes ao ciclo das pequenas tragédias, e que agora se apresentam em DVD.

O livro que se menciona inclui as chamadas quatro pequenas tragédias, as referidas O Convidado de Pedra e Mozart e Salieri e ainda O Cavaleiro Avarento e A Festa durante a Peste. Estas obras teriam sido escritas até 1830, uma vez que a elas se refere Pushkin nessa data.

É em Mozart e Salieri que se enuncia pela primeira vez a tese do envenenamento do compositor austríaco por Salieri, por uma questão de rivalidade e inveja pessoal. Esta estória fará carreira no tempo e serviu de argumento à celebrada peça Amadeus, de Peter Shaffer, que obteve sucesso mundial.

No caso de O Convidado de Pedra, Pushkin conheceria El Burlador de Sevila, de Tirso de Molina, mas com muito mais certeza o Don Juan, de Molière e o Don Giovanni, de Mozart, ao qual vai buscar a epígrafe da peça. Curiosamente, a sua versão da estória introduz uma alteração plena de significado: Donna Anna é a mulher e não a filha do Comendador. E surgem duas personagens não existentes na ópera de Mozart: Laura e o seu amante Don Carlos, irmão do Comendador e que Don Juan também matará.

Os espectáculos constantes do DVD foram gravados no Teatro Bolchoi: O Convidado de Pedra, em 1979, com direcção musical de Mark Ermler e encenação de Oleg Moralev; Mozart e Salieri, em 1981, com direcção musical de Ruben Vartanian e encenação de G. Pankov. Ambos durante a vigência da União Soviética.

A casa de Pushkin, situada no nº 12 do embankment do Rio Moika, é hoje um Museu, não sendo permitidas fotografias, mas estando disponível o folheto que se reproduz e também uma interessante colecção de postais (à falta de catálogo), que naturalmente adquiri.


Em cima, três fotografias que tirei no exterior da Casa de Pushkin.


Sem comentários: