quinta-feira, 2 de maio de 2019

SALÓNICA XVII - IGREJA DE GORGOEPIKOOS

 
 
 
A Igreja de Gorgoepikoos, ou Panagia Gorgoepikoos, também conhecida como Panagouda, encontra-se situada na esquina da rua Egnatia com a rua Paleon Patrin Germanou, e é dedicada ao nascimento de Panagia ( em grego Παναγία, feminino de panágios (pan+hágios: tudo santo) um dos títulos de Maria, mãe de Jesus, usado especialmente no Catolicismo Oriental e no Cristianismo Ortodoxo.
 
 
 
 
A maior parte das igrejas gregas dedicadas à Virgem Maria são chamadas Panagia, em lugar de Nossa Senhora ou de Santa Maria, já que Maria está acima de todos os santos.




A igreja foi construída segundo um projecto arquitectónico muito difundido na Macedónia durante a ocupação turca, especialmente no século XIX, sendo dotada de três naves e uma zenana (lugar reservado às mulheres).
 
 
 
A igreja foi erigida em 1818, tendo o edifício sido construído de forma mais extensa do que o permitido pelas autoridades otomanas, o que justifica as suas grandes dimensões. 



A igreja de Panagia Gorgoepikoos foi erguida no lugar de uma igreja mais antiga com o mesmo nome, que foi destruída pelo fogo em 1817. No mesmo local pode também ter sido construída uma igreja bizantina, segundo diversas fontes, probabilidade baseada nas grandes relíquias bizantinas vindas de Panagouda. Segundo fontes dos séculos XII, XIII e XIV, havia em Salónica um "monastério", primeiro para homens e depois para mulheres, chamado de "real", e que se estaria desenvolvendo no lugar onde hoje é Panagouda.

 

Sem comentários: