segunda-feira, 13 de maio de 2019

SALÓNICA XIX - IGREJA DE PANAGIA TON CHALKEON



A Igreja de Panagia ton Chalkeon (Παναγία τῶν Χαλκέων) é uma igreja bizantina do século XI, situada na Praça Dikastirion, a norte da Via Egnatia, no ponto de intersecção desta com a Avenida Aristóteles. O seu nome significa Virgem dos Caldeireiros, já que o local foi outrora ocupado pelos profissionais desta actividade.






Com a conquista da cidade em 1430 pelos turcos otomanos, a igreja foi convertida em mesquita, com o nome de Kazancilar Camii (Mesquita dos Mercadores Caldeireiros). Serviu como mesquita até ao fim da ocupação otomana em 1912. O edifício foi restaurado em 1934, depois do terramoto de 1932.





Segundo a inscrição sobre a entrada oeste, a sua construção data de 1028. Reza assim a inscrição: «
Este lugar outrora profano é dedicado como eminente igreja à Mãe de Deus por Christophoros, o mais ilustre protospathario real e governador de Lagouvardia, e sua esposa Maria, e seus filhos Nicephorus, Anna e Catacale, no mês de Setembro, indicação XII, no ano de 6537. (O ano 6537 no calendário bizantino é equivalente ao ano 1028 da nossa era).


A planta da igreja é em forma de cruz, com quatro colunas e três abóbadas, uma central e duas sobre o narthex. O edifício é inteiramente construído em tijolo, o que lhe valeu a designação popular de Igreja Vermelha ( Κόκκινη Εκκλησιά). O exterior é animado por uma variedade de arcos e pilastras, que podem dever-se à influência constantinopolitana. A utilização de arcos com setbacks dá ao edifício uma aparência esculpida. Uma cornija de mármore, que corre em redor da igreja, configura secções distintas, superiores e inferiores.


 
 
O interior da igreja está dividido em três partes: o narthex, o naos (a parte central em forma de cruz) e o santuário.



O narthex é coberto por duas abóbadas e tem uma galeria superior que talvez tenha sido usada como sacristia, embora não existe, presentemente escada de acesso.





No naos, quatro colunas de mármore cinza claro formam um quadrado e suportam os arcos das quatro abóbadas de berço que constituem os braços da cruz. No centro do naos está a cúpula. Esta tem 3,8 m de largura e sua altura é de 5,3 m. É octogonal, contendo dezasseis janelas em duas fileiras, uma em cima da outra. Os braços da cruz podem ser vistos claramente do exterior, com telhados sobre as suas grandes abóbadas e frontões triangulares enfatizando as suas extremidades. 


 

Embora os túmulos dos fundadores sejam geralmente colocados no narthex das suas igrejas, em Panagia Chalkeon o túmulo que se acredita ser o do fundador, Christophoros, encontra-se num nicho na parede norte do naos.

O santuário é dividido em três secções: o corpo central do santuário, a prótese e o diaconicon. A secção central do santuário tem uma ampla abside, que é “semicircular do lado de dentro e trilateral do lado de fora.



Os capitéis das colunas do naos  são decorados com relevos de folhas de louro e o lintel da porta real que leva do narthex para o naos é decorado com um desenhos de banda sinuosa, formando quadrados e círculos em relevo. Os círculos contêm rosetas e é perceptível que as cruzes que costumavam estar nos quadrados foram raspadas. 


As paredes da igreja eram originalmente revestidas de pinturas, mas a maioria desapareceu com o passar do tempo. As paredes do narthex estão pintadas com cenas do Juízo Final, com Cristo sentado acima da porta real do naos.



Sem comentários: