sábado, 3 de novembro de 2018

SALÓNICA II - O MUSEU ARQUEOLÓGICO




O Museu Arqueológico de Salónica foi instalado em 1962 num edifício concebido pelo arquitecto Patroclos Karantinos, um exemplar único na arte moderna da Grécia. Anteriormente, o espólio esteve depositado numa antiga mesquita otomana hoje desafectada do culto, Yeni Tzami (ou Yeni Camii), rua do Archeologikou Mousiou, construída em 1902 e a que nos referiremos posteriormente.



As colecções do Museu incluem obras de arte e objectos encontrados nas escavações realizadas na Macedónia, cujo serviço arqueológico foi o primeiro organismo a operar em Salónica imediatamente a seguir à libertação da cidade.

Augusto

Em 2003, o Museu foi completamente renovado, tendo em vista dotá-lo das mais recentes técnicas e progressos museológicos. A nova apresentação das obras foi organizada em seis unidades temáticas permanentes abrangendo todos os aspectos da vida pública e privada na Antiguidade. Todos os anos são também realizadas exposições temporárias cobrindo características especiais e exclusivas da vida diária dos macedónios relacionada com o quadro cultural mais vasto do resto do mundo grego e da zona mais ampla da bacia do sudoeste mediterrânico.

 
Alexandre Magno (?)

O piso térreo abriga a colecção permanente englobando cinco unidades: "Em direcção ao nascimento das cidades"; "A Macedónia do século VII AC até à Antiguidade Tardia"; "Salónica, metrópole da Macedónia"; "O ouro da Macedónia"; "Túmulos de casas de campo" (nos jardins do Museu).

 
Dionisos
 

O piso inferior abriga a unidade "A Macedónia Pré-Histórica", exposições temporárias e programas educacionais.



Lamentavelmente, o catálogo em língua inglesa encontrava-se esgotado aquando da minha visita, pelo que adquiri o catálogo em grego. Havia ainda alguns exemplares em língua russa.

Oferendas aos mortos
Esculápio
Hércules
Apolo
Augusto (?)
Estátua de fonte

Ganimedes, Hércules e Eros
Ganimedes
Hércules
Eros
Adriano (?)
Vasos para perfumes
Máscara funerária
Atena
Septímio Severo
Hermafrodita (ao centro)
Dionisos abraçando um sátiro
Epona e os cavalos
Cláudio
Príapo
Harpócrates

Coroa de mirtos em ouro
Objectos encontrados em cemitérios
Idem
Arca
Vaso de água (hydria) e outros objectos
Idem
Coroa de ouro
Objectos de ouro
Idem
Idem
Taça de Derveni





Procurámos reproduzir aqui algumas das obras mais importantes deste Museu que, não se podendo comparar ao seu homólogo de Atenas, reúne, contudo, peças notáveis e especialmente características da região macedónica.


Sem comentários: