quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

A PASSAGEIRA (DE AUSCHWITZ)




Foi editado recentemente em DVD o espectáculo apresentado em 2010, no Bregenzer Festspiele, da ópera The Passenger (Die Passagierin), do compositor soviético de origem judaico-polaca Mieczyslaw Weinberg (1919-1996), com libretto de Alexander Medvedev, a partir do romance da escritora polaca Zofia Posmysz. A obra foi estreada em 25 de Dezembro de 2006, no Stanislavski and Nemirovich-Danchenko Music Theatre, de Moscovo.

A história conta-se em breves palavras: uma alemã que viaja num navio com o marido, um diplomata da Alemanha Ocidental  que vai ocupar um posto no continente americano, é confrontada com a presença a bordo de uma sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz, que ela julgava morta. Acrescente-se que a alemã, quando jovem, pertenceu às SS, foi guarda nesse campo e no âmbito das suas funções contactou de forma especial com a mulher que agora lhe aparece no convés. A situação impõe-lhe uma explicação ao marido, que parece mais preocupado com o escândalo que tal facto poderá provocar na sua carreira do que propriamente com a conduta da mulher enquanto jovem. Esta defende-se dizendo que se limitou a cumprir ordens e não foi responsável por qualquer violência ou morte. O figurino clássico das defesas em Nurenberg mas também a forma como o regime nazi conseguiu "profissionalizar" e "legalizar" as suas actividades discriminatórias e persecutórias.



Não se trata, todavia, de mais um exercício sobre o tema mas de uma obra a todos os títulos notável. Sabemos que Weinberg, amigo e discípulo de Shostakovich é um dos grandes compositores soviéticos do século passado. Esta ópera é musicalmente de elevadíssimo nível. Igualmente servida por um texto que procura sondar o que de mais profundo há no ser humano.

Com encenação (surpreendente) de David Pountney e direcção musical de Teodor Currentzis, à frente da Wiener Symphoniker, o espectáculo é servido por um admirável naipe de cantores.


Sem comentários: