quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

MARGUERITE YOURCENAR




O Magazine Littéraire deste Dezembro (nº 550) consagra o seu dossier mensal a Marguerite Yourcenar.

Autora de uma obra singular e universal - foi romancista, novelista, dramaturga, poetisa (prefiro o termo a poeta), ensaísta, tradutora e crítica literária - a sua produção literária conta mais de cinquenta títulos, mas bastava um só para a imortalizar: Mémoires d'Hadrien.


Imperador Adriano (Museus do Vaticano)

A revista francesa consagrara já dois números à notável escritora, um em 1979, outro em 1990. Volta a revisitá-la neste final de ano de 2014. Nada substitui a leitura da obra, mas o dossier agora publicado recomenda-se vivamente, até porque ocorre este mês o 27º aniversário da sua morte e o olhar da distância é insubstituível.

Recepção de Marguerite Yourcenar na Academia Francesa

Foi Marguerite Yourcenar a primeira mulher a ingressar na Academia Francesa, mas a sua recepção sob a Cúpula, em 22 de Janeiro de 1981, muito mais do que a ela honrou sim a Casa fundada pelo Cardeal de Richelieu.

Antinoüs (Museu Arqueológico de Nápoles)

Tudo o que pudesse aqui escrever sobre a insigne personagem e o opus seria insuficiente ou supérfluo, logo inútil. Recolhamo-nos, pois, às suas páginas e meditemo-las, já que ao prazer da leitura se acrescenta o desejo da erudição e a reflexão sobre a vida.

Sem comentários: