sexta-feira, 24 de outubro de 2014

UM "ORFEO" DIFERENTE



O Teatro Nacional Esloveno de Ópera e Bailado de Ljubljana (Slovensko Narodno Gledališče Opera in Balet Ljubljana) apresentou este mês uma versão curiosa do Orfeo ed Euridice (Orfej in Evridika), de Gluck, comemorando o 300º aniversário do nascimento do compositor.


Numa sala com lotação esgotada, o encenador Jernej Lorenci ofereceu uma proposta inovadora, arrojadamente erótica, num ambiente mais romântico do que clássico. 


Os cantores da "casa", não sendo figuras de renome internacional, interpretaram os seus papéis com elevado nível, quer vocal quer cénico, e a orquestra do Teatro, dirigida por Marko Hribernik, executou com perfeição a partitura do famoso reformador alemão da arte operática, cujo libretto se deve ao colaborador preferido do mestre, Ranieri de' Calzabigi, cujo 300º aniversário do nascimento igualmente se assinala.


O público, composto maioritariamente por eslovenos de todas as idades (havia poucos turistas no dia em que assisti à representação), aplaudiu entusiasticamente o espectáculo, numa demonstração de que a longa permanência da Eslovénia na Federação Jugoslava não afectou, como alguns pretendem, a manutenção de um elevado padrão cultural no país. Antes pelo contrário.


Além de Orfeo, a Ópera de Ljubljana apresenta em estreia esta temporada Salome, de Richard Strauss, Carmen, de Bizet e A Décima Filha, de Milko Lazar e os bailados Tristão e Isolda (música de Saše Kalana, a partir de Wagner e coreografia de Dan Datcu) e O Lago dos Cisnes (música de Tchaikovsky e coreografia de Lynne Charles). E serão ainda repostas, do repertório normal, sete óperas, uma opereta e quatro bailados.

A presente temporada foi baseada nesta consideração de Oscar Wilde, no texto de Salome: «O mistério do amor é maior do que o mistério da morte».





O histórico edifício do Teatro, que reabriu há dois anos depois de profunda remodelação, foi dotado das condições indispensáveis à apresentação dos espectáculos mais exigentes e apresenta esta temporada de 2014/2015 um total de 144 representações.



A fazer inveja ao nosso Teatro de São Carlos!

Sem comentários: