quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O ASSASSÍNIO DE CARLOS CASTRO E OS COMENTÁRIOS DA NET

Pode ler-se aqui uma lúcida análise das reflexões que o assassínio de Carlos Castro tem suscitado nas caixas de comentários da net. Não é o homicídio que preocupa os seus autores, mas a defesa da "honra" masculina do presumível assassino, como se este não soubesse com quem andava metido. E, mais do que isso, um extravasar de homofobia, que, segundo os psicólogos e psicanalistas, é provocado pelos recalcamentos dos que não têm a coragem de fazer aquilo de que realmente gostavam.

Este país é uma tristeza. A única consolação é que os comentários das caixas não representam o pensamento geral dos portugueses. Valha-nos isso.

3 comentários:

UN VOYAGEUR SANS PLACE disse...

Pois eu tinha ficado tão satisfeito com os recentes avanços de Portugal em matéria de respeito aos direitos dos cidadãos! Agora, sinto que não é só aqui no meu Brasil que essas coisas acontecem...

Bem, não sei se tu és alfacinha ou não, mas eu às vezes me sinto constrangido com os blogues de Portugal. Leio-os (são óptimos), porém raramente comento algo.

O senhor me pareceu uma pessoa lúcida o bastante para me ouvir independente da minha nacionalidade. Cheguei aqui através do texto sobre Kavafis, e achei maravilhosa a forma como tu abordas questões que são de interesse de todos aqueles que desejam ser pessoas mais conscientes.

Parabéns pelo maravilhoso estilo de tua escrita. Bem haja.

Anónimo disse...

Tem a certeza?

Blogue de Júlio de Magalhães disse...

PARA "A FLOR DO SUL":

Obrigado pelo seu comentário.

Cavafy tem o inefável privilégio de congregar pessoas impressionáveis pela sua sensibilidade. Ainda bem.