sexta-feira, 11 de junho de 2010

O FIM DOS TEMPOS



Sugeriu-me um leitor, a propósito de um post anterior, que colocasse no blogue o Quatuor pour la Fin du Temps (1940), de Olivier Messiaen. Aqui vai o Segundo Andamento.

É a seguinte a estrutura desta obra notável, inspirada nos sete primeiros versículos do Capítulo X do Apocalipse de São João:

1. Liturgie de cristal
2. Vocalise, pour l'Ange qui annonce la fin du temps
3. Abîme des oiseaux
4. Intermède
5. Louange à l'Éternité de Jésus
6. Danse de la fureur, pour les sept trompettes
7. Fouillis d'arcs-en-ciel, pour l'Ange qui annonce la fin du temps
8. Louange à l'Immortalité de Jésus

Este quarteto foi concebido, escrito e dado em primeira audição num stalag (abreviatura de Stammlager - campo de prisioneiros de guerra do III Reich) perto de Görlitz, no Inverno 1940/41. Os quatro instrumentos (violino, violoncelo, clarinete e piano) tocam isoladamente, a dois, a três ou a quatro, conforme os andamentos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem,e obrigado em nome dos (provavelmente poucos) apreciadores desta dificil mas notável composição,criada em tempos de angústia e calamidade,realmente apocalípticos,ao pé dos quais os nossos tempos são aparentemente bem mais serenos,pois os satanazes não estão tão à solta como em 1940.

Unknown disse...

É bem verdade, o que estamos acaminhar para o fim. Mesmo a propria ciência sabe disso. Eu sei e acredito que jesus cristo virá,pos a biblia é única que pode advertir a vinda do filho do homem. Vamos cada dia aprossima-nos dele,