domingo, 21 de abril de 2019

SALÓNICA XV - YENI TSAMI




A Yeni Tsami (Γενί Τζαμί, em grego moderno e Yeni Camii, em turco) foi construída em 1902, por ordem do sultão Abdul Hamid II e segundo projecto do arquitecto italiano Vitaliano Poselli. Destinou-se a ser a mesquita da comunidade Dönmeh da cidade, constituída por judeus convertidos ao islão.






Quando a comunidade deixou a cidade, devido à troca de populações entre a Grécia e a Turquia (1923-1924), na sequência da queda do Império Otomano, o edifício foi utilizado, em 1925, para abrigar o Museu Arqueológico de Salónica, que aí funcionou até 1962, sendo depois transferido para um edifício próprio.












O edifício combina a tradição islâmica com as tendências arquitectónicas eclécticas do tempo. Nos jardins encontram-se vários túmulos e algumas peças de escultura da época romana e dos primeiros tempos do cristianismo, bem como uma estela votiva, descobertos nas escavações efectuadas na cidade.


Nos dias de hoje, serve como centro de exposições, organizadas pela Galeria Nacional de Arte, sem nada que recorde especificamente a sua utilização original. A exemplo dos poucos edifícios islâmicos que subsistem, nota-se a preocupação obsessiva dos gregos de neles apagar quaisquer vestígios da presença muçulmana na cidade.




Sem comentários: