quinta-feira, 18 de abril de 2019

SALÓNICA XIV - IGREJA DE ACHEIROPOIETOS



A Igreja de Acheiropoietos [(Παναγία) Ἀχειροποίητος] foi construída em meados do século V, tendo sido remodelada nos séculos VII, XIV e XV e encontra-se localizada na Rua Aghias Sofias. É a mais antiga das igrejas sobreviventes da cidade, estimando-se que os seus mosaicos datem dos anos 450-470.




Foi conhecida pelo nome de Panagia Theotokos nos tempos bizantinos e é dedicada à Virgem Maria. O nome actual foi usado pela primeira vez em 1320, presumivelmente depois de um ícone milagroso acheiropoietos (não feito com as mãos) de Panagia Hodegetria (a Virgem Maria que indica o caminho) ter sido colocado no seu interior. Fontes bizantinas confirmam que São Demétrio, padroeiro de Salónica, também foi venerado nesta igreja.



O edifício consiste numa basílica de três naves, com 36 m de comprimento e 26 m de largura, com tecto de madeira. Na extremidade leste há uma abóbada semi-circular e do lado ocidental um narthex ladeado por torres. As três alas encontram-se separadas por colunas e sobre as duas alas laterais existem galerias. No extremo leste da ala norte foi acrescentada uma capela bizantina dedicada a Santa Irene.




A entrada actual faz-se através de uma abertura em triplo-arco (tribelon) que liga o narthex à nave central, havendo do lado sul uma outra entrada, monumental, que ligaria provavelmente a igreja a uma passagem para a cidade bizantina.



Um pequeno edifício anexo, do lado sul, foi identificado como o baptistério da igreja. O telhado actual é mais baixo do que o original na parte existente sobre a nave central permitindo a entrada de luz no templo.



As partes que subsistem do rica decoração original do interior incluem especialmente capitéis jónicos do século V provenientes das oficinas de Constantinopla, colunas de mármore verde da Tessália, o pavimento original de mármore da nave central e fragmentos de mosaicos do século V. No lado sul existem frescos representando os "Quarenta Mártires de Sebaste", que datam do século XIII, mas que se encontram danificados.


Sob o pavimento, hoje vidrado, da ala norte, foi descoberto um chão de mosaicos de termas romanas.

 

Depois da conquista da cidade pelos otomanos, em 1430, a igreja de Acheiropoietos foi a primeira a ser convertida em mesquita pelo próprio sultão Murad II. E permaneceu a primeira mesquita da cidade ao longo de todo o período otomano, sob o nome de Eski Camii (velha mesquita). Numa coluna da ala norte, a oitava a contar do leste, permanece uma inscrição do próprio Murad II.


Sem comentários: